sexta-feira, 22 de março de 2013

A importância da leitura

A importância da leitura e da escrita na educação básica
Por: Luciane da Silva de Oliveira
Projeto de pesquisa apresentando ao curso de Graduação em Letras da Universidade Luterana Brasileira – ULBRA / POLO BELEM / PA. “Pesquisar é questionar, é relacionar teoria a prática num movimento de buscada competência e da inovação”.
Maria Fani Sheibel
Introdução
1.1 A importância da leitura e escrita na educação de forma lúdica e investigando é o assunto de nossa pesquisa, visando as dificuldades dos educandos em despertar o interesse pela leitura é que propomos formas de melhoria na educação utilizando os maios variados recursos e aplicando metodologias inovadoras como Mídia de chocolate produzido por Inês Silva Sampaio, Andréia Pinheiro Cavalcante e Alessandra Alcântara, entre outros.
Hipótese
            Partindo da realidade sócio cultural dos educandos em relação ao processo ensino aprendizagem, verificamos que é necessário repensarmos na educação do futuro como formação do conhecimento e não apenas como informação. Partindo dessa realidade, consideramos imprescindível elaborar este projeto, com a intenção de formarmos sujeitos do conhecimento despertando nos alunos o prazer pela leitura

Objetivos
Objetivo geral
            Formar sujeitos incansáveis do conhecimento num processo de formação das futuras gerações.

Objetivos específicos
            Despertar o prazer pela leitura através de diversas fontes bibliográficas.
            Contribuir para a reflexão critica no processo de socialização, através da interação família e escola.
            Potencializar o processo de leitura com relação a educação e multimídias.
            Transformar a simples informação em interesse pelo conhecimento, formando cidadãos preparados para a ciência tecnológica.

Justificativa
            Á medida que a humanidade evolui, os desafios tornam - se cada vez mais difíceis, e como não poderia deixar de ser, essa evolução depende muito do desenvolvimento da educação, portanto devemos buscar cada vez mais ferramentas capazes de nos colocar na vanguarda das soluções, é por esse motivo que propomos as mais variadas formas de explorações textuais na relação ensino e aprendizagem como instrumento de apoio a tecnologia do futuro.

Metodologia
            Este projeto poderá ser realizado em qualquer área do conhecimento de forma sistematizada e continua, ao longo do ano letivo, pois entendemos que desenvolver o gosto pela leitura, é um processo lento e deve ser trabalhado interativamente com as demais disciplinas curriculares como também a colaboração familiar e da direção da escola, centrado em um apoio cultural e político vinculado com diversos ambientes interativos e científicos, como os de universidades e prefeitura local para que possa ampliar as formas e recursos econômicos contribuindo assim, para a transformação em grandes descobertas e conhecimentos e estimulando infinitamente seres pensantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário