CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Faculdades Integradas Torricelli
Informática na Educação
Profº Keila PLN 3AM
Educador - Relação professor Aluno - Tradicional x Sócio – Interacionismo
Período
|
30 anos atrás
|
Hoje
|
Daqui a 15 anos
|
Sociais
|
Condicionamento regras, normas e punição relacionamento restrito com conteúdos programados, transmissor de conhecimentos, o professor muitas vezes demonstrava ares de superioridades o aluno tinha respeito adquirido através do medo que o mesmo impunha.
|
O professor é o facilitador, mediador de conhecimentos a troca de saberes, o respeito mútuo, o ensino e aprendizagem são valorizados, ao longo da década de 90 até aos dias atuais nota-se a complexidade dos problemas da educação, em virtude de aprendizado, tomando proporções assustadoras para um país em desenvolvimento.
|
O professor com sua sabedoria deverão valorizar os conhecimentos e a bagagem de vida de seus alunos, proporcionando aos alunos novas experiências, ambos devem buscar novos meios de atualizarem-se para que não fiquem longe da sua realidade, a tendência é que os conhecimentos de ambos ampliem-se muito mais.
|
Histórica
|
Memorização, punição e condicionamento letrado.
|
Aulas expositivas, trabalhos pesquisas na web, expansão de ideologias.
|
Trabalhos pedagógicos ampliaram-se ainda mais do que hoje já é disponível em muitos campos da educação.
|
Cultural
|
Explorar a diversidade cultural e processos pedagógicos.
|
Expansão das culturas, artes ideologias, crenças de diversas culturas, é preciso conhecer a bagagem cultural do aluno. O educador está fazendo uma ponte entre a cultura do aluno e a cultura que lhe é oferecida.
|
O professor deve reconhecer que faz parte deste processo gerando autonomia facilitando a aprendizagem.
|
Econômica
|
O professor era valorizado e tinha status, aulas nos cursos ginasiais eram ministradas por médicos e engenheiro, e compensava muito financeiramente.
|
Os tempos foram mudando e o governo deixou de valorizar esses profissionais, hoje é uma aventura enfrentar uma sala com 40 alunos sem os mesmos meios de disciplina e ganhando muito mal, os resultados foram e queda na qualidade do ensino e o crescimento da violência dentro e fora da sala de aula.
|
O certo é que os recursos tecnológicos devem ser utilizados como mais uma ferramenta na construção de conhecimentos. A maior parte das escolas continuará repetindo fórmulas pedagógicas ultrapassadas, tendo acesso a poucos recursos tecnológicos, com professores mal remunerados e resultados comprometedores.
|
Tecnologia
|
Volta o uso do audiovisual, computadores pessoais passaram há integrar o dia-a-dia, televisão, radio, vídeo * alguns professores começam a usar computadores.
|
A internet passa ser uma ferramenta importante para pesquisas, o bom educador passa a adotar este instrumento, mediando assim novos conhecimentos aos alunos, facilitando para ele o acesso aos conteúdos diversos que a internet possibilita.
|
Processo ensino aprendizagem em rede para pesquisas, a próxima geração de educadores deverá ter mais facilidade com a informática e quem não conseguir ficará a margem dos próprios alunos.
|
Educando Relação Professor e Aluno Tradicional x Sócio- Interacionismo
Período
|
30 anos
|
Hoje
|
15 anos
|
Sociais
|
Condicionado pelos conteúdos, seu direito a expressão e troca de saberes, regras e normas a ser obedecidas, memorizar conteúdos, era apenas receptor, vivia um regime militar onde só podia dizer sim senhor, e jamais tirar o mérito do professor debatendo assuntos com ele.
|
A troca de saberes ao aprender também se ensina liberdade de expressão, hoje é um agente social que leva a escola uma serie de experiências acumuladas em casa, essa experiência do cotidiano torna o aluno capaz de reelaborar os conceitos emitidos pelo professor.
|
Os alunos estão mais atualizados na nova era tendo maior domínio sobre determinados assuntos, muitas vezes abordados em sala de aula, conhecendo sobre o assunto ele terá mais facilidade e saberá debater com o professor e poderá sim trazer novas informações para a sala, que pode não ser do conhecimento do professor.
|
Histórica
|
Telespectador, receptor de ideologia programadas, censurado e condicionado a fazer somente o proposto pelo professor.
|
Autônomo, pesquisador e editor através da informática assinante do ensino aprendizagem.
|
Divulgar e pesquisar através da web, a televisão digital novos canais e riqueza de possibilidades de interação da Internet como uma sala de chat.
|
Cultural
|
Passa a ter acesso e desenvolver novas culturas, liberdade de imprensa, liberando novas tendências na arte, na musica e na escrita.
|
Liberdade de se expressar, ter acesso a cultura arte e crenças.
|
Com as tecnologias cada vez mais rápidas e integradas, o conceito de presença e distância se altera profundamente e as formas de ensinar e aprender também.
|
Economia
|
Restrita limita- se a uma minoria os recursos utilizados a renda familiar muito baixa, os alunos vivem em outra atmosfera social.
|
Tem melhor poder aquisitivo, tem acesso aos recursos tecnológicos, os valores atuais são bem distintos hoje são muitos os recursos através da praticidade de informações e entretenimento ao alcance dos alunos através da era da informática.
|
Infelizmente todos esses avanços tecnológicos continuarão privilegiando uma parte da população brasileira, numa sociedade desigual não se pode esperar só da escola a igualdade.
|
Tecnologia
|
Passam a ter acesso a recursos como rádio e televisão, as pesquisas escolares eram feitas em bibliotecas com vários livros, em 1996 tem inicio a internet os alunos começam a ter acesso aos meios de comunicação através da internet.
|
Internauta globalizado utiliza conhecimento na web como ferramenta de divulgação. Caracterizam-se como novos modelos educacionais, a internet veio para facilitar a construção das pesquisas educacionais, tendo uma comunicação maior com aluno e professor e tecnologia.
|
Para o futuro as tecnologias educativas irão continuar com interligação aos computadores através de redes de alta velocidade e uma reformulação na educação, o contato com essas tecnologias amplia o horizonte dos educadores e acena novas possibilidades pedagógicas.
|
Referencias
Fontes de pesquisas
www. para crescer.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário