quinta-feira, 21 de março de 2013

Tradicional x Sócio – Interacionismo


  
 
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Faculdades Integradas Torricelli
Informática na Educação

Profº Keila PLN 3AM

Educador - Relação professor Aluno - Tradicional x Sócio – Interacionismo
Período
30 anos atrás
Hoje
Daqui a 15 anos
Sociais
Condicionamento regras, normas e punição relacionamento restrito com conteúdos programados, transmissor de conhecimentos, o professor muitas vezes demonstrava ares de superioridades o aluno tinha respeito adquirido através do medo que o mesmo impunha.
O professor é o facilitador, mediador de conhecimentos a troca de saberes, o respeito mútuo, o ensino e aprendizagem são valorizados, ao longo da década de 90 até aos dias atuais nota-se a complexidade dos problemas da educação, em virtude de aprendizado, tomando proporções assustadoras para um país em desenvolvimento.
O professor com sua sabedoria deverão valorizar os conhecimentos e a bagagem de vida de seus alunos, proporcionando aos alunos novas experiências, ambos devem buscar novos meios de atualizarem-se para que não fiquem  longe da sua realidade, a tendência é que os conhecimentos de ambos  ampliem-se muito mais.

Histórica
Memorização, punição e condicionamento letrado.
Aulas expositivas, trabalhos pesquisas na web, expansão de ideologias.
Trabalhos pedagógicos ampliaram-se ainda mais do que hoje já é disponível em muitos campos da educação.
Cultural
Explorar a diversidade cultural e processos pedagógicos.
Expansão das culturas, artes ideologias, crenças de diversas culturas, é preciso conhecer a bagagem cultural do aluno. O educador está fazendo uma ponte entre a cultura do aluno e a cultura que lhe é oferecida.
O professor deve reconhecer que faz parte deste processo gerando autonomia facilitando a aprendizagem.
Econômica
O professor era valorizado e tinha status, aulas nos cursos ginasiais eram ministradas por médicos e engenheiro, e compensava muito financeiramente.
Os tempos foram mudando e o governo deixou de valorizar esses profissionais, hoje é uma aventura enfrentar uma sala com 40 alunos sem os mesmos meios de disciplina e ganhando muito mal, os resultados foram e queda na qualidade do ensino e o crescimento da violência dentro e fora da sala de aula.
O certo é que os recursos tecnológicos devem ser utilizados como mais uma ferramenta na construção de conhecimentos. A maior parte das escolas continuará repetindo fórmulas pedagógicas ultrapassadas, tendo acesso a poucos recursos tecnológicos, com professores mal remunerados e resultados comprometedores.
Tecnologia
Volta o uso do audiovisual, computadores pessoais passaram há integrar o dia-a-dia, televisão, radio, vídeo * alguns professores começam a usar computadores.
A internet passa ser uma ferramenta importante para pesquisas, o bom educador passa a adotar este instrumento, mediando assim novos conhecimentos aos alunos, facilitando para ele o acesso aos conteúdos diversos que a internet possibilita.
Processo ensino aprendizagem em rede para pesquisas, a próxima geração de educadores deverá ter mais facilidade com a informática e quem não conseguir ficará a margem dos próprios alunos.


Educando Relação Professor e Aluno Tradicional x Sócio- Interacionismo

Período
30 anos
Hoje
15 anos
Sociais
Condicionado pelos conteúdos, seu direito a expressão e troca de saberes, regras e normas a ser obedecidas, memorizar conteúdos, era apenas receptor, vivia um regime militar onde só podia dizer sim senhor, e jamais tirar o mérito do professor debatendo assuntos com ele.
A troca de saberes ao aprender também se ensina liberdade de expressão, hoje é um agente social que leva a escola uma serie de experiências acumuladas em casa, essa experiência do cotidiano torna o aluno capaz de reelaborar os conceitos emitidos pelo professor.
Os alunos estão mais atualizados na nova era tendo maior domínio sobre determinados assuntos, muitas vezes abordados em sala de aula, conhecendo sobre o assunto ele terá mais facilidade e saberá debater com o professor e poderá sim trazer novas informações para a sala, que pode não ser do conhecimento do professor.
Histórica
Telespectador, receptor de ideologia programadas, censurado e condicionado a fazer somente o proposto pelo professor.
Autônomo, pesquisador e editor através da informática assinante do ensino aprendizagem.
Divulgar e pesquisar através da web, a televisão digital novos canais e riqueza de possibilidades de interação da Internet como uma sala de chat.
Cultural
Passa a ter acesso e desenvolver novas culturas, liberdade de imprensa, liberando novas tendências na arte, na musica e na escrita.
Liberdade de se expressar, ter acesso a cultura arte e crenças.
 Com as tecnologias cada vez mais rápidas e integradas, o conceito de presença e distância se altera profundamente e as formas de ensinar e aprender também.
Economia
Restrita limita- se a uma minoria os recursos utilizados a renda familiar muito baixa, os alunos vivem em outra atmosfera social.
Tem melhor poder aquisitivo, tem acesso aos recursos tecnológicos, os valores atuais são bem distintos hoje são muitos os recursos através da praticidade de informações e entretenimento ao alcance dos alunos através da era da informática.
Infelizmente todos esses avanços tecnológicos continuarão privilegiando uma parte da população brasileira, numa sociedade desigual não se pode esperar só da escola a igualdade.
Tecnologia
Passam a ter acesso a recursos como rádio e televisão, as pesquisas escolares eram feitas em bibliotecas com vários livros, em 1996 tem inicio a internet os alunos começam a ter acesso aos meios de comunicação através da internet.
Internauta globalizado utiliza conhecimento na web como ferramenta de divulgação. Caracterizam-se como novos modelos educacionais, a internet veio para facilitar a construção das pesquisas educacionais, tendo uma comunicação maior com aluno e professor e tecnologia.
Para o futuro as tecnologias educativas irão continuar com interligação aos computadores através de redes de alta velocidade e uma reformulação na educação, o contato com essas tecnologias amplia o horizonte dos educadores e acena novas possibilidades pedagógicas.



Referencias
Fontes de pesquisas
www. para crescer.abril.com.br

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