quinta-feira, 21 de março de 2013

Estágio

PLN3AM
Amparo Legal
Art. 65 da LDB 9394 / 96 – Dos profissionais da Educação
 “ A formação docente, incluirá a prática de ensino de, no mínimo, 300 (trezentas) horas.”
300 horas, distribuídas:
200 horas  - Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
100 horas  - Educação Infantil.
As 100 horas do semestre serão distribuídas em:
75 horas em Unidade Escolar.
10 horas – Elaboração de Resenha.
15 horas – Elaboração de Relatório.
Atividades desenvolvidas
Análise da proposta pedagógica da Escola / Normas Regimentais Básicas / Plano de Gestão da Escola.
Subsídios para o roteiro de elaboração do Relatório Final de Estágio:
  1. Objetivos do relatório e estágio
  2. Identificação da escola
       ü   Nome
       ü   Endereço
       ü   Entidade Mantenedora
       ü   Autorização de Funcionamento
       ü   Níveis e modalidades de ensino
       ü   Horários
       ü   Profissionais responsáveis (Direção/ Coordenação).
III.     Caracterização da escola
IV.     Infra-estrutura da escola / Quadro Escola / Diretrizes da Proposta Pedagógica
          (Projetos, HTPCs, etc.)
  1. Sala de aula (Rotina / Conteúdos – Expectativas de Aprendizagem)
  2.  Metodologia
  3. Relação Professor- Aluno
  4. Avaliação
  5. Parecer Final
Observações
Apresentação de Declaração
“MODELO”
            Declaramos, para fins de estágio supervisionado, que ________________,
RG _________ e CPF__________ atua  como docente nesta Instituição Escolar, sendo atribuída classe de _________, no período __________.
            Nada mais a declarar.
Alunos (as) que poderão integralizar o estágio:
ü  Programa Escola da Família (Ensino Fund. – integralizar até 200 horas).
ü   Projeto Ler e Escrever (Ensino Fundamental – integralizar até 200 horas).
ü  Educriança (Educação Infantil – integralizar até 100 horas).

Documentos / Registros a serem entregues:
1º Bimestre
Leitura e resenha do “ Caderno Gestor 3 – 2009” – Gestão e Currículo na Escola.
Grupo de até 4 pessoas.
Entrega: 30/03/2010 (terça-feira)
2º Bimestre
Declaração de Atuação e/ ou de Conclusão de Estágio.
“ Modelo”
            Declaramos, para fins de conclusão de atividades de estágio, que _______, RG _____ e CPF ________ concluiu seu projeto de estágio na área de docência, no período de __/__/__ a ___/__/__, completando o total de _____ horas.
Ficha de Controle de Estágio.
Relatório Final de Estágio.

Prazo para entrega: até 01/06/ 2010.
Ficha de Controle de Estágio.
Relatório Final de Estágio.
Prazo para entrega: até 01/06/ 2010.

Estagio Docência Cleide
                        O autor fala sobre a formação de professores dos estágios realizados em escolas, e a pratica e a teoria dos cursos de formação que estão desvinculados do campo de atuação profissional, segundo a autora a maior exigência dos alunos e que se distancia muito a teoria da pratica os cursos em um a grande maioria e mais teórico do que pratico a pratica deixa muito a desejar, somente quando vêm os estágios pode-se ver um pouco da teoria de outros profissionais de acordo com a realidade de cada um, ai observa-se um fator importante que tudo que é visto em sala de aula “teoricamente” não condiz com a realidade da sala de aula estagiada. “Na pratica a teoria é outra”.
                        Para um bom desenvolvimento no estágio é importante que se associe a teria e pratica para assim ter um bom aprendizado na pratica, mas é necessário ter claro o conceito da cada um, para um bom desenvolvimento no estagio.
                        Ao analisar os professores muitos alunos aprendem, através da observação, e selecionam o que adequado e adapta a sua realidade. O bom professor é passivo, paciente, mesmo com as divergências e as diferentes ideais.
                        A formação do professor se dará pela observação e tentativa da pratica modelar, como o aprendiz aprende o saber acumulado. O estagio então se reduz a observação dos professores em aula e seguir os modelos sem proceder a uma analise critica fundamentada teoricamente e legitimada na realidade social no processo de ensino, somente em sala, sem analise do contexto escolar, e esperado que o estagiário elabore e execute aulas modelos. A resume seu papel em ensinar se o aluno não aprende o problema e dele de sua família ou de sua própria cultura.
                        Em muitos casos as escolas usam o estagiário como massa de manobra e Mão de obra gratuita distribui funções que não cabe a ele desenvolver como ser professor substituto, quando o professor da sala falta.
                        O processo educativo é amplo, e exige muitas funções no qual o estagiário não está apto a desenrolar, mesmo assim tem de desenvolver suas habilidades em diversas situações o que implica em novas técnicas
                        A critica a didática gerou uma negação da didática, que foi substituída a um critica a escoa, uma vez que os estagiários iam para rotular professores como “tradicionais e autoritários”, o que gerou conflitos e partir daí os estagiários foram recusados, o que levou a diretoria obrigarem as escolas a aceitar os estagiários.  
A dissociação entre a teoria e a pratica presente resulta em um empobrecimento das práticas nas escolas o que deixa claro o porquê do estagio ser ao mesmo tempo teria e pratica, e a atividade docente é ao mesmo tempo pratica e ação.
No entanto o estagio dos cursos de formação de professores, tem se objetivo de completar as possibilidades, e compreendam a complexidade das praticas e das ações como alternativa no processo de sua formação.
                        A compreensão da relação entre teoria e prática possibilitou estudos e pesquisas para uma nova concepção de estágio.
                        A pesquisa como método de formação mobiliza as pesquisas que auxiliam a melhores possibilidades os futuros professores a desenvolverem habilidades e ter uma boa postura a partir do estagio.
                        Preocupados em conhecer e explicar o ensino e a aprendizagem em situações escolares, para o estudo das ações dos docentes, desenvolve se teorias a respeito dos saberes e conhecimento dos docentes.
                        A função da teoria e auxiliar o professor perspectiva de analise par a compreender o contexto histórico, social, cultural e organizacional seu próprio como profissional. Os currículos de formação de professores começam a valoriza as atividades para o desenvolvimento da capacidade de reflexão e da realização de pesquisa. Tornando a pratica existente.
                        A complexidade da educação como pratica social não é considerada como fenômeno universal, mas sim imerso num sistema educacional em um tempo histórico determinado.
                        O estagio então é considerado um dos componentes do currículo e passa a integrar o corpo do conhecimento dos cursos de formação de professores. Cabe-lhe desenvolver atividades que ajuda no aprendizado docente, nas instituições a fim de compreendê-las em sua historicidade.
            Esse conhecimento envolve o estudo, a analise, a problematização, reflexão e a proposição de soluções às situações de ensinar e aprender, executar e avaliar projetos de ensino em diferentes espaços da escola.
                        O estágio em seu percurso formativo alterna os momentos de formação dos estudantes em seu campo de estágio, as propostas entra teoria e práticas estão presentes nas instituições de ensino. Esse processo pode ser bem realizado na estrutura curricular que permitem a reflexão e analises das praticas institucionais e das ações dos professores.

ORIENTAÇÕES PARA O PRENCHIMENTO
FICHA DE CONTROLE E REGISTRO DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

·                    A ficha não deve conter rasuras;
·                    Nas folhas utilizadas deverá constar o número de página e em seqüência;
·                    Deixe para preencher a ficha depois de cumpridas as horas. Faça um rascunho a cada sessão de estágio e, só então, digite utilizando o arquivo em WORD. Ao final, imprima (em preto, de preferência) e providencie as assinaturas;
·                    Preencher o campo “período de estágio” com a data correspondente ao período realizado de estágio;
·                    Em “horário”, mantenha o padrão que define a abreviação de horas. Por exemplo: 3h (para 3 horas), 15h, 3h30 (para 3 horas e trinta minutos);
·                    No item “assunto”, descreva apenas a série que cumpriu o estágio;
·                    O carimbo da Escola deverá aparecer em todas as folhas utilizadas.

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