quinta-feira, 21 de março de 2013

Estudo do Meio Ambiente



CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Faculdades Integradas Torricelli
Profº Antonio Celso PLN 3AM

Exercício de contextualização 1

              Sabemos que as condições ambientais do nosso planeta estão cada vez mais penalizadas com o crescimento da produção industrial. É comum observarmos notícias quase que diárias sobre busca de soluções internacionais e ações efetivas que aponte para os motivos reais que sustentam os responsáveis pela degradação planetária. As paisagens planetárias dependem cada vez mais de acordos entre os grandes conglomerados econômicos, na maioria das vezes, resultados de pressões de setores da sociedade civil representados nas ONGs.
             A relação dos elementos que condicionam estas pressões, na maioria das vezes é resultado de “AÇÃO DIRETA”, forma de manifestação social muito utilizada pelos setores organizados que atuam em defesa da vida planetária.

QUESTÃO.
Utilizando a internet como espaço de pesquisa responda as seguintes questões abaixo:

1 – O que é ONG e como foi iniciado este tipo de organização? 
ONG é um acrônimo usado para as organizações não governamentais (sem fins lucrativos), que atuam no terceiro setor da sociedade civil. Estas organizações, de finalidade pública, atuam em diversas áreas, tais como: meio ambiente, combate à pobreza, assistência social, saúde, educação, reciclagem, desenvolvimento sustentável, entre outras. As ONGs possuem funções importantes na sociedade, pois seus serviços chegam em locais e situações em que o Estado é pouco presente. Muitas vezes as ONGs trabalham em parceria com o Estado. As ONGs obtêm recursos através de financiamento dos governos, empresas privadas, venda de produtos e da população em geral (através de doações). Grande parte da mão-de-obra que atua nas ONGs é formada por voluntários.

2 – O que vem a ser “Ação Direta”?
Qualquer ação que passa por cima regulamentos, representantes e autoridades para alcançar diretamente um objetivo é ação direta. Numa sociedade onde o poder político, capital financeiro e o controle social são reunidos nas mãos de uma elite, algumas formas de ação direta são, na falta de palavra melhor, desencorajadas.

3 – O que é degradação planetária?
A ênfase dada nesses últimos anos aos aspectos das mudanças climáticas se desviou um pouco daquele que é o aspecto fundamental da questão ambiental: a proteção do planeta da indubitável degradação à qual é submetido. O conhecimento da ciência sobre o sistema climático ainda é incompleto, no sentido de que ele é incapaz de produzir previsões confiáveis sobre as mudanças climáticas. Essa consciência levou, como contragolpe, ao ceticismo e também à falência de encontros como o de Kyoto.

Estudo do Meio Ambiente
Exercício de contextualização 2
Leia o texto abaixo com atenção e responda as questões abaixo.

PREÂMBULO

            Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações.

Terra, Nosso Lar

         A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado.

A Situação Global

               Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, redução dos recursos e uma massiva extinção de espécies. Comunidades estão sendo arruinadas. Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo divididos eqüitativamente e o fosso entre ricos e pobres está aumentando. A injustiça, a pobreza, a ignorância e os conflitos violentos têm aumentado e são causa de grande sofrimento. O crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregado os sistemas ecológico e social. As bases da segurança global estão ameaçadas. Essas tendências são perigosas, mas não inevitáveis.

Desafios Para o Futuro

          A escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida. São necessárias mudanças fundamentais dos nossos valores, instituições e modos de vida. Devemos entender que, quando as necessidades básicas forem atingidas, o desenvolvimento humano será primariamente voltado a ser mais, não a ter mais. Temos o conhecimento e a tecnologia necessários para abastecer a todos e reduzir nossos impactos ao meio ambiente. O surgimento de uma sociedade civil global está criando novas oportunidades para construir um mundo democrático e humano.
          Nossos desafios ambientais, econômicos, políticos, sociais e espirituais estão interligados, e juntos podemos forjar soluções includentes.


1-Qual a posição que os Homens deste momento histórico devem ter sobre as questões do Planeta Terra?
Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações.

2 – O que é a Terra para o contexto acima destacado?
A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida.

3 – Qual o principal desafio para o futuro?
          
           São necessárias mudanças fundamentais dos nossos valores, instituições e modos de vida. Devemos entender que, quando as necessidades básicas forem atingidas, o desenvolvimento humano será primariamente voltado a ser mais, não a ter mais. Temos o conhecimento e a tecnologia necessários para abastecer a todos e reduzir nossos impactos ao meio ambiente.

Estudo do Meio AmbienteParte superior do formulário
Exercício de Contextualização 03 - B2 
Leia o texto abaixo com atenção e responda as questões abaixo.

Aquecimento Global
          Sem o efeito estufa natural, que capta e retém parte do calor do Sol, seres humanos e outras formas de vida não sobreviveriam ou se reproduziriam no interior do Planeta. Este sistema é sem sombra de dúvidas um cobertor atmosférico. Sem ele a temperatura média do planeta seria de –18ºC, em vez de 15ºC. Nos últimos anos, a intensificação do efeito estufa devido à atividade humana está mudando sua estrutura natural do ecossistema e provocando aumento de temperatura e muitas outras mudanças associadas ao clima.
            Como funciona o sistema de aquecimento do planeta Terra? A radiação solar atravessa a atmosfera e aquece a superfície da Terra. Parte dessa energia retorna à atmosfera, mas nem toda ela consegue atravessar a camada de gases que envolve o planeta, como se fossem os vidros de uma estufa. Essa camada de gases é responsável pelo seu aquecimento natural, e, com sua alteração, pelas mudanças climáticas a que assistimos hoje.
          Em mais de 250 anos de atividade humana, como a queima de combustíveis fósseis e a destruição das florestas que absorvem o gás carbônico, substituindo-as por intensivas pastagens, foi liberada uma grande quantidade de “gases de efeito estufa” na atmosfera; outros poluentes industriais ajudaram a formar o ozônio troposférico, que diz respeito à qualidade do ar respirável. A capacidade da atmosfera de absorver calor e emiti-lo de volta para a Terra foi intensamente alterada nestes anos, e o calor natural aumentou muito.
          Certos gases de efeito estufa ficam na atmosfera apenas por alguns dias, mas outros permanecem por anos, séculos e até milênios. Os gases de efeito estufa emitidos hoje seguirão provocando mudanças climáticas, em processo que não pode ser revertido de uma hora para a outra, mais que pode ser amenizado ou projetado para o futuro.
          O aquecimento proveniente das atividades produtivas da sociedade industrial provoca reações atmosféricas que aceleram o efeito estufa. Com altas temperaturas há mais evaporação e mais vapor de água na atmosfera, que também absorve o calor. Pode ser que a camada de neve diminua, permitindo que mais radiação solar atinja o solo. O aquecimento também derrete o permafrost, que é uma espécie de camada gelada interna ao solo característica do hemisfério norte, que libera outros gases, como o metano, de estruturas diferentes, e, que acentua ainda mais o efeito estufa.

O Ciclo do CO2
          Inicialmente, esse aumento de temperatura era causado pela destruição das florestas e pela liberação do carbono na atmosfera. Nos últimos 50 anos, a causa dominante tem sido a queima de combustíveis fósseis à base de carbono, como o carvão e petróleo, proveniente principalmente das atividades industriais.


          Até metade das emissões de carbono podem ser reabsorvidas pelos oceanos e pelas plantas, que crescem rapidamente no ar cheio de dióxido de carbono (CO2). Mas há uma acumulação gradativa que causa um aumento anual em torno de 0,4% na concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Desse 1800, a concentração deste gás pulou de 270 partes por milhão (ppm) para 370 ppm, o mais alto nível dos últimos 20 anos. Podemos perceber a coincidência histórica com o desenvolvimento industrial da sociedade ocidental.
 1 – Qual a função do gás no aquecimento normal do planeta?
 2 – Qual a principal atividade social que desestrutura o efeito estufa?
3 – Qual o principal problema da queima dos combustíveis fósseis?

Literatura Infanto-Juvenil - Turma 2
Exercício de Contextualização 01 – B1
Leia a reportagem abaixo:
07/10/2010 - 08h02
Peruano Mario Vargas Llosa vence prêmio Nobel de Literatura
DE SÃO PAULO
          O escritor peruano Mario Vargas Llosa foi o vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2010. O prêmio foi anunciado nesta quinta-feira na sede da Academia Sueca, em Estocolmo.
Nascido em 1936, o novelista e ensaista é considerado um dos maiores nomes da literatura em língua espanhola. Entre suas principais obras estão "A Casa Verde" , "Lituma nos Andes" e "A Cidade e os Cachorros" .
          O mais recente trabalho de Vargas Llosa, "Sabres & Utopias" (Editora Objetiva), chegou ao Brasil este mês. O livro reúne artigos sobre direitos humanos, história, artes plásticas, literatura e traz comentários sobre a política brasileira. Em novembro, os países de língua espanhola irão receber seu novo romance, "El Sueño del Celta".
          O comitê informou em um comunicado que Vargas Llosa recebeu o prêmio "por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual".
Ele já foi condecorado com o Prémio Cervantes em 1994 e o Prêmio Príncipe das Astúrias de Letras Espanha em 1986, entre outros prêmios, e é membro da Real Academia Española desde 1994.
          O Prêmio Nobel vem acompanhado de um prêmio em dinheiro de US$ 1,6 milhão.
Em 2009, o prêmio foi dado à escritora alemã Herta Müller, 12ª mulher a vencer o Nobel de Literatura.
Kote Rodrigo/Efe


Escritor peruano Mario Vargas Llosa

          Em seu discurso sobre a premiação, Mario Vargas Lisboa elogiou nossa literatura. Você é um professor de Literatura Infantil, deve criar este hábito em seus alunos. Você se sente apto? Conhece nossa literatura? Tem o hábito de ler?
Data de entrega:
domingo, 29 maio 2011, 23:55
Última edição:
quarta, 31 dezembro 1969, 21:00 (0 palavras)


Exercício de Contextualização-02-B1

          Escolha uma história conhecida e elabore um questionário com 5 perguntas reflexivas para trabalhar a interpretação do texto.
1. Por onde chapeuzinho passou para levar os doces à vovozinha?
2. O que você entende por bosque?
3. Quais animais podemos encontrar nos bosques?
 4. Você conhece algum?
5. Foi correta a atitude do caçador atirando no lobo para salvar a vovozinha? Qual seria a melhor a fazer?
Respostas EAD
1) ONG é um acrônimo usado para as organizações não governamentais (sem fins lucrativos), que atuam no terceiro setor da sociedade civil. Estas organizações, de finalidade pública, atuam em diversas áreas, tais como: meio ambiente, combate à pobreza, assistência social, saúde, educação, reciclagem, desenvolvimento sustentável, entre outras. As ONGs possuem funções importantes na sociedade, pois seus serviços chegam em locais e situações em que o Estado é pouco presente. Muitas vezes as ONGs trabalham em parceria com o Estado. As ONGs obtêm recursos através de financiamento dos governos, empresas privadas, venda de produtos e da população em geral (através de doações). Grande parte da mão-de-obra que atua nas ONGs é formada por voluntários.
2) Qualquer ação que passa por cima regulamentos, representantes e autoridades para alcançar diretamente um objetivo é ação direta. Numa sociedade onde o poder político, capital financeiro e o controle social são reunidos nas mãos de uma elite, algumas formas de ação direta são, na falta de palavra melhor, desencorajadas.
3) A ênfase dada nesses últimos anos aos aspectos das mudanças climáticas se desviou um pouco daquele que é o aspecto fundamental da questão ambiental: a proteção do planeta da indubitável degradação à qual é submetido. O conhecimento da ciência sobre o sistema climático ainda é incompleto, no sentido de que ele é incapaz de produzir previsões confiáveis sobre as mudanças climáticas. Essa consciência levou, como contragolpe, ao ceticismo e também à falência de encontros como o de Kyoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário