segunda-feira, 1 de abril de 2013

A importância de uma alimentação saudável

Na faixa etária de cinco a oito anos.
          O hábito alimentar da criança nessa faixa etária, principalmente na idade, pré escolar, é extremamente importante, pois reflete diretamente em seu crescimento e desenvolvimento. A criança aprimora progressivamente seu sentido de sabor e desenvolve suas preferências baseadas na textura, no aroma e na apresentação dos alimentos. A aparência contribui para a aceitação da alimentação, influenciando, inclusive, a percepção dos sabores.
 Fase pré escolar: É considerado “formador de opiniões”. Pois é um período de decisões em termos de formação de hábitos alimentares, que tendem a se solidificar na vida adulta. Por isso a necessidade de estimular o consumo de uma alimentação equilibrada e variada o mais precoce possível. É o momento de estimular a criança a comer sozinha, porém sempre que possível junto aos familiares.
Permitir que a criança identifique a cor, sabor e textura de cada um, para que haja uma evolução e maturação dos reflexos, que são gradativos e de acordo com a aprendizagem.
Há também uma falta de apetite que é caracterizada por ingestão alimentar insuficiente para as necessidades nutricionais, baixo peso em relação à altura diminuição no ritmo de crescimento, e independente da presença da mãe ou do local das refeições.
O exemplo do consumo de alimentos pela família vai encorajar a criança a consumi-los. Recomendações para a prática dietética do pré – escolar:
• Intervalo de 2 a 3 horas entre a ingestão de qualquer alimento e os horários das principais refeições;
  Pequena quantidade de alimentos nas refeições; fracionamento da dieta em 6 refeições diárias, incluindo os lanches;
• Havendo recusa do alimento não substituir por leite, ou produtos lácteos.
•Manter sempre a presença de verduras, legumes, nas refeições, mesmo que a criança não aceite, mais sem obrigatoriedade do consumo e sem comentários;
• Servir refeições sem a presença de sucos, refrigerantes, ou líquidos açucarados. Esses líquidos podem ser oferecidos após o termino da refeição;
•As guloseimas não devem ser utilizadas como recompensas ou castigos.
 Escolar: A idade escolar é considerada dos sete aos 10 anos e caracteriza-se como um crescimento com exigências nutricionais altas. A alimentação nessa idade destaca-se como um dos fatores ambientais mais importantes, relacionado ao crescimento e desenvolvimento infantil.
O organismo infantil apresenta um metabolismo muito mais intenso que o adulto, por isso possui um alto gasto energético, além de estar em intensa atividade corporal e mental, necessitando, portanto, de um consumo maior de alimentos. Porém observa-se com frequência a omissão do café da manhã, que se inicia na idade escolar e pode ser explicada, em parte pela maior independência adquirida nesta faixa etária. O tamanho em que a criança vai atingir na idade adulta é importante mais o atraso no crescimento traz consequências como mortalidade e morbidade deficiências no aprendizado e diminuição na capacidade física e intelectual na idade adulta. Por isso a importância de estabelecer estratégias como alguns exemplos citados abaixo:
• Aumentar a oferta e promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
• Desenvolver opções de alimentos e refeições saudáveis na escola;
• Divulgar a experiência da alimentação saudável para outras escolas.
Enfim devemos sempre insistir em uma alimentação saudável para as crianças  para que ela tenha um bom desenvolvimento infantil e seja um adulto saudável..

Pirâmide dos Alimentos ( 4 a 10 anos)


   
A Pirâmide dos alimentos é um guia alimentar que facilita e demonstra a recomendação diária da ingestão alimentar por grupos de alimentos e o número de porções, de acordo com a faixa etária, sendo essa pirâmide pra crianças de 4 a 10 anos. Envolvidos.  aprende os processos de sala de aula como uma mera transmissão.
• Energia: Para um crescimento saudável, uma criança precisa de muita energia, qual deve ser fornecida por uma alimentação saudável. Ao longo dos anos, o consumo energético tem vindo a diminuir nas crianças, com os níveis de atividades físicos a também baixarem. Apesar de esta relação não ser por si só um problema direto, existem cada vez mais crianças com excesso de peso e problemas de obesidade infantil
Ferro: É um mineral que ajuda a manter os glóbulos vermelhos saudáveis. Ferro insuficiente pode conduzir a anemias, um problema particularmente comum em jovens Podemos encontrar boas fontes de ferro na carne vermelha, fígado, clara de ovo, cereais fortificados, feijão e outros legumes. Para ajudar absorver melhor o ferro,combine com alimentos ricos em vitamina C.
 • Cálcio: O cálcio é fundamental para um bom desenvolvimento ósseo. Boas fontes de cálcio são todos os produtos lácteos, legumes de cor verde, cereais e tofu.
Folatos: Adquire especial importância no crescimento, mas a ingestão desta vitamina parece ser bastante reduzida em algumas crianças, especialmente aquelas que não têm o hábito de almoçar, já que os cereais fortificados são excelentes fontes desse tipo de vitamina.
Alimentos Adequados: Refeições regulares são muito importantes, tal como a variedade da alimentação. Hambúrgueres e batata fritas, se ocasionais, não apresentam um problema, mas não dê este tipo de alimentação frequentemente à sua criança só porque é o que ela mais gosta. Assegure a alimentação saudável da sua criança, baseando-se noutros grupos de alimentos:




GRUPO DE ALIMENTOS
IMPORTANTE        PARA


EXEMPLOS
Hidratos de Carbono Amiláceos
Energia, fibras, vitaminas
Minerais.
Pão (todos os tipos), cereais,
Bolos, bolachas, massas arroz batata.
Frutas e Legumes
(5 doses diárias)
Vitaminas e minerais, incluindo vitamina c, vitamina A e fibras
Todos os frutos e Legumes em todas as formas (purês, sumos, crus e cozinhados)
Leite e Produtos Lácteos
Proteínas, hidratos de carbono, cacau, vitaminas e outros minerais
Uma variedade de laticínios, leite, queijo curados e amanteigados,iorgute.
Carne, Peixe e alternativas.
Proteínas, ferro, vitaminas e outros minerais
Carnes vermelhas, aves, fígado, carnes transformadas, peixe, ovos, feijão e leguminosas.


Refeições Escolares: Na escola encorajar a criança a comer sempre uma proteína, ou seja: carne peixe, ovos, queijo evitando comer sempre salsicha, massas, e hambúrgueres todos os dias, já que estes alimentos têm uma lata concentração de gordura.
• Escolher um tipo de amelace: Pão, Batata, Arroz ou Massa.
• Comer pelo menos uma dose de legumes: Crus, Cozidos, ou em Saladas.
• Comer uma fruta fresca ao dia.
Crianças dos 5 aos 12 anos:
• Nutrientes fundamentais nestas idades incluem ferro, cálcio, vitamina C e folato .
• As crianças entre 5 e 12 anos devem ter refeição regulares que incluem todos grupos alimentares.
• Encoraje a criança a ter uma alimentação equilibrada em vez de comer doces e beber refrigerantes.As refeições escolares são uma parte importante de ingestão nutricional da criança. Assegure-se que ela escolhe alimentos certos na escola ou prepare um refeição saudável em casa para levar.
•Encoraje a sua criança a ser ativa e completamente com uma alimentação saudável. Esta combinação vai fornecer à sua criança os pilares para uma boa saúde, em curto prazo e no futuro.

                                                      Conclusão
A importância do crescimento e desenvolvimento bioneuropsicomotor, produzidos   períodos- pré escolar e escolar, passa pela construção de hábitos sadios ainda na infância, os quais configurarão os hábitos do adulto. A evidência de que boas formas físicas intelectuais e emocionais baseiam-se em uma alimentação equilibrada, leva a valorizar essa etapa da vida como uma época especial para construir bons hábitos de um processo de aprendizagem que se dá nos ambientes familiar e escolar. Os hábitos aprendidos nessa etapa têm grande possibilidade de serem mantido por toda a vida, repercussão no futuro. As consequências dos desequilíbrios alimentares durante a infância refletirão na saúde do adulto, sendo necessário, portanto insistir na importância da educação alimentar durante toda infância, tanto no meio familiar quanto no escolar, em constante troca de experiência.
 Referência Bibliografica: Nutrição em Pediatria
Nutrição nas fases pré -escolar e Escolar
Capítulo: 1 pg. 55 e 60                                                                                                        
Autores: Virgínia Resende Silva Weffort
Joel Alves Lamounier
Educação Nutricional: Na infância e na Adolescência
Capítulo: 1 pág. 35 á 38
 Autores: Daniela Fagioli
Leila Adnan Nasser 

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