segunda-feira, 1 de abril de 2013

Ivan - Metodologia da pesquisa científica

Organização das aulas

Aula 1: O QUE É PESQUISA CIENTÍFICA?

OBJETIVO:
Apresentar o que é uma pesquisa científica; Demonstrar a curiosidade como propulsora da investigação; explicar que a curiosidade para solução de problemas é o grande responsável pela evolução cultural da sociedade; apresentar os princípios básicos de uma pesquisa científica; desmistificar a pesquisa científica como “coisa de outro mundo”.
METODOLOGIA:
Aula expositiva direta tendo como base o livro Metodologia Científica ao alcance de todos de Celicina Borges Azevedo
AVALIAÇÃO:
Solicitar um breve comentário sobre a pesquisa científica a partir de um tema em que o aluno gostaria de conhecer mais.

Aula 2: LITERATURA CIENTÍFICA: Artigos, teses e dissertações

OBJETIVO:
Apresentar diversas formas de divulgação dos dados científicos tais como monografia, trabalho de conclusão de curso, relatórios, resenhas e resumos, artigos, e resumos técnicos de trabalhos científicos. Apresentar as modalidades de trabalho científico (Pesquisa quantitativa e qualitativa, etnográfica, participante, pesquisa-ação, estudo de caso, análise de conteúdo e pesquisa bibliográfica).
METODOLOGIA:
1ª Parte:
Aula expositiva
2ª Parte:
Distribuição de materiais diversos para análise
AVALIAÇÃO:
Síntese dos materiais analisados.

Aula 3: DOCUMENTAÇÃO COMO MÉTODO DE ESTUDO
OBJETIVO:
Apresentar aos alunos diversas formas de estudo como forma de organização das informações necessárias à sua pesquisa e à vida universitária.
METODOLOGIA:
1ª Parte:
* Aula expositiva dos tópicos:
* Análise: textual, temática, interpretativa
Documentação temática, bibliográfica e em folhas.
2ª Parte:
Exercícios práticos de análise de textos e documentação.

AVALIAÇÃO:
Exercícios práticos de análise de textos de documentação: construção de uma estruturação em tópicos e uma resenha a partir de um texto que trate sobre o assunto de interesse do aluno.

Aula 4: PENSANDO UM PROBLEMA
OBJETIVO:
Proporcionar ao aluno a prática de pensar um problema a partir de uma delimitação temática que servirá como base para construção do seu projeto de pesquisa.

METODOLOGIA:
Apresentar aos alunos seus textos resenhados e suas estruturações. Rever e discutir o tema proposto levantando questões problemáticas que para serem respondidas demandaria a pesquisa bibliográfica. 

AVALIAÇÃO:
Construção de um quadro de questões e hipóteses.

Aula 5: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA
OBJETIVO:
Apresentar as etapas para construção de um projeto de pesquisa: Tema, problema, justificativa, objetivos, perguntas norteadoras, fundamentação teórica, materiais e métodos, cronograma e bibliografia.
METODOLOGIA:
1ª Parte:
Aula expositiva
2ª Parte:
Atividade prática de construção dos tópicos acima.
AVALIAÇÃO:
Construção dos tópicos do projeto de pesquisa.

Aula 6: MODALIDADES DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
OBJETIVO:
Analisar diversas fontes de informação científica proporcionando ao aluno montar sua base de dados.
METODOLOGIA:
Solicitar aos alunos que tragam diferentes fontes de informação para que seja realizada a análise conforme a aula 2.
AVALIAÇÃO:
Compilação e tabulação dos dados.

Aula 7: COMO REFERENCIAR TRABALHOS
OBJETIVO:
Apresentar, segundo as normas da ABNT os meios para se referenciar bibliografias e demais fontes de informação.
METODOLOGIA:
1ª Parte:
Aula expositiva
2ª Parte:
Construção de citações e referencias.
AVALIAÇÃO:
Construção de citações e referências.

Aula 8: ENTREGA DO PRÉ-PROJETO
OBJETIVO:
Analisar os projetos de pesquisa em construção.
METODOLOGIA:
Atendimento aos grupos de pesquisa.
AVALIAÇÃO:
Observar os projetos, corrigir normas do projeto e sugerir modificações.

Aula 9: COMO DIVULGAR SEUS RESULTADOS: Apresentações, artigos e painéis
OBJETIVO:
Apresentar aos alunos formas de divulgar seus trabalhos.
METODOLOGIA:
1ª Parte:
Aula expositiva com dicas para elaboração de apresentação em slide e paineis.
2ª Parte:
Avaliação de diversas apresentações nas modalidades demonstradas.
AVALIAÇÃO:
Construção de um quadro síntese com os tópicos discutidos.

Aula 10: REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
OBJETIVO:
Discutir com os grupos de pesquisa seus projetos de pesquisa.
METODOLOGIA:
Orientar cada grupo quanto as etapas dos seus projetos.
AVALIAÇÃO:
Verificar a necessidade de reestruturar seus projetos.

Aula 11: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
OBJETIVO:
Orientar a pesquisa na biblioteca da instituição
METODOLOGIA:
Encaminhar os alunos à biblioteca para pesquisarem outros trabalhos que tratem dos seus temas.
AVALIAÇÃO:
Solicitar aos alunos avaliação dos trabalhos conferidos.

Aula 12: ANÁLISE DE OUTROS TRABALHOS
OBJETIVO:
Orientar a pesquisa com diversas fontes de informação.
METODOLOGIA:
Solicitar previamente a pesquisa em diversas revistas científicas, livros, monografias e demais meios de divulgação científica. Organizar os grupos e fazer a análise deste material.
AVALIAÇÃO:
Elaboração de fichas de conceitos sobre o material.

Aulas 13, 14, 15 e 16. APRESENTAÇÕES
OBJETIVO:
Proporcionar aos alunos a apresentação dos seus projetos de pesquisa socializando com os demais o que estão construindo.
METODOLOGIA:
Organização de cronograma com as apresentações de 15 minutos para cada grupo com mais 5 minutos para discussão.
AVALIAÇÃO:
Apresentação dos seminários: Organização dos tópicos, estética dos slides, clareza na apresentação das informações e domínio do tema.

Aula 17 REVISÃO DO PROJETO
OBJETIVO:
Orientar na finalização do projeto de pesquisa.
METODOLOGIA:
Organizar os grupos e rever o projeto de pesquisa.
AVALIAÇÃO:
Avaliar o projeto de pesquisa concluído.
Aula 18 PLANTÃO DE DÚVIDAS
OBJETIVO:
Sanar dúvidas que ainda possa haver em relação à pesquisa científica.
METODOLOGIA:
Atendimento individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário