quinta-feira, 21 de março de 2013

Antoni Zabala


CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Faculdades Integradas Torricelli
Didática
Profº Genaina PLN 3AM

Antoni Zabala (1998, p.33).

“Por trás de qualquer prática educativa  sempre há uma resposta a  porque ensinar e como se aprende”
 
Por trás de qualquer proposta metodológica se esconde uma concepção do valor que se atribui ao ensino.
Em uma proposta de ensino integral a presença dos diferentes conteúdos estará equilibrada , com vista a potencializar os fenômenos educativos.
Não é possível ensinar nada sem partir de uma idéia de como as aprendizagens se produzem.


Conteúdos :
tradicionalmente o termo relaciona-se direta e quase exclusivamente aos conhecimentos das matérias ou disciplinas clássicas ;
na concepção de educação como formação integral, os “conteúdos” são entendidos como tudo quanto se tem para aprender , envolvendo capacidades motoras, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social e não somente os aspectos cognitivos
 
Antoni zabala:
Propõe um agrupamento de “novos conteúdos”, que são os :
Conceituais ( o que se deve saber?)
Procedimentais (como se deve fazer?)
Atitudinais (como se deve ser?)
 
Conteúdos:
Diante da questão: o que se deve ensinar?
Devemos falar sobre conteúdos que são de natureza variada: procedimentais, factuais, conceituais ou atitudinais.
Devemos organizar uma distribuição mais equilibrada dos diversos tipos de conteúdos que pretendemos ensinar.

Definidos nossos objetivos e os conteúdos que nos permitirão alcançá-los devemos planejar as seqüências didáticas.

As seqüências didáticas, como conjunto de atividades, nos oferecem oportunidades comunicativas, mas que por si mesmas não determinam o que constitui a chave de todo ensino: as relações que se estabelecem entre os professores, alunos e os conteúdos de aprendizagem
 
Conteúdos - Como se Aprende?
Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas
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Toda prática pedagógica deve:
Estar a favor da aprendizagem dos alunos;
Considerar a diversidade existente na sala de aula;
Ser intencional, planejada e não improvisada;
Ser avaliada continuamente tendo como referência os objetivos definidos;
Ancorar-se nas intervenções realizadas pelos professores durante a realização das atividades propostas;
Favorecer a atividade intelectual dos alunos ;
 
Para facilitar a aprendizagem se requer uma série de ações dos professores, como:
Planejar sua atuação: definindo conteúdo, atividade, intervenções e avaliação
Considerar as contribuições e os conhecimentos prévios dos alunos;
Tornar  os conteúdos significativos;
Estabelecer metas ao alcance dos alunos (difíceis porém possíveis);

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