CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Faculdades Integradas Torricelli
Didática
Profº Genaina PLN 3AM
Antoni Zabala (1998, p.33).
“Por trás de qualquer prática educativa sempre há uma resposta a porque ensinar e como se aprende”
•Por trás de qualquer proposta metodológica se esconde uma concepção do valor que se atribui ao ensino.
•Em uma proposta de ensino integral a presença dos diferentes conteúdos estará equilibrada , com vista a potencializar os fenômenos educativos.
•Não é possível ensinar nada sem partir de uma idéia de como as aprendizagens se produzem.
Conteúdos :
• tradicionalmente o termo relaciona-se direta e quase exclusivamente aos conhecimentos das matérias ou disciplinas clássicas ;
• na concepção de educação como formação integral, os “conteúdos” são entendidos como tudo quanto se tem para aprender , envolvendo capacidades motoras, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social e não somente os aspectos cognitivos
Antoni zabala:
Propõe um agrupamento de “novos conteúdos”, que são os :
•Conceituais ( o que se deve saber?)
•Procedimentais (como se deve fazer?)
•Atitudinais (como se deve ser?)
Conteúdos:
Diante da questão: o que se deve ensinar?
Devemos falar sobre conteúdos que são de natureza variada: procedimentais, factuais, conceituais ou atitudinais.
Devemos organizar uma distribuição mais equilibrada dos diversos tipos de conteúdos que pretendemos ensinar.
•Definidos nossos objetivos e os conteúdos que nos permitirão alcançá-los devemos planejar as seqüências didáticas.
•As seqüências didáticas, como conjunto de atividades, nos oferecem oportunidades comunicativas, mas que por si mesmas não determinam o que constitui a chave de todo ensino: as relações que se estabelecem entre os professores, alunos e os conteúdos de aprendizagem
Conteúdos - Como se Aprende?
Diferentes conteúdos se aprendem de diferentes formas
inserir imagem
Toda prática pedagógica deve:
•Estar a favor da aprendizagem dos alunos;
•Considerar a diversidade existente na sala de aula;
•Ser intencional, planejada e não improvisada;
•Ser avaliada continuamente tendo como referência os objetivos definidos;
•Ancorar-se nas intervenções realizadas pelos professores durante a realização das atividades propostas;
•Favorecer a atividade intelectual dos alunos ;
Para facilitar a aprendizagem se requer uma série de ações dos professores, como:
•Planejar sua atuação: definindo conteúdo, atividade, intervenções e avaliação
•Considerar as contribuições e os conhecimentos prévios dos alunos;
•Tornar os conteúdos significativos;
•Estabelecer metas ao alcance dos alunos (difíceis porém possíveis);
Nenhum comentário:
Postar um comentário